15 de dezembro de 2017

Dicas valiosas de uma ganhadora do Pulitzer

A escritora americana Jennifer Egan ganhou o premio Pulitzer na categoria ficção em 2011 pelo livro "A Visita Cruel do Tempo". Ela esta na lista de autores entrevistados por Meredith Maran, que inclui ainda outros grandes nomes como Isabel Allende, Mary Karr e Walter Mosley, entre outros,  para o excelente livro Why We Write e nos brinda com algumas sugestões para autores iniciantes. Entre elas:

- Leia ao nível que deseja escrever. A leitura é a nutrição que alimenta o tipo de escrita que você deseja criar. Se você gosta muito de Y, provavelmente sera difícil escrever sobre X.

- Fazer exercícios é uma boa analogia para a escrita. Se você não esta acostumado a exercitar-se, você sempre da um jeito de evitar. Se esta acostumado, lhe parece estanho e desconfortável quando não se exercita. Não importa onde você esta em sua carreira, o mesmo vale para a escrita. Mesmo quinze minutos por dia o manterão no habito.

- Você só poderá escrever regularmente se estiver disposto a escrever mal. Não é possível escrever regularmente bem. Você deve aceitar a escrita ruim como um aquecimento que o tornara apto a escrever bem.

Em resumo, escreva sempre que puder, pelo tempo que puder. Com o habito, vamos nos tornando melhores.

Para o livro premiado A Visita Cruel do Tempo, clique aqui http://amzn.to/2CAPx6u
E para a excelente coletânea de entrevistas com grandes autores Why We Write por Meredith Maran (infelizmente ainda não disponível em Português), clique aqui http://amzn.to/2j4QTy0

Nenhum comentário: