6 de dezembro de 2017

Quem publica no Brasil?

O Império das Letras, em sua atribuição de incentivar novos autores e vozes ainda não ouvidas, publica abaixo seu primeiro censo. Um esclarecimento deve ser feito, antes de prosseguirmos: a pesquisa cujos dados serão apresentados abaixo são fruto de um estudo realizado com maestria pela Universidade de Brasilia (UNB) em 2015 e coordenado pela Doutora em Teoria Literária Dra. Regina Dalcastagnè com o objetivo de traçar os perfis de autores, personagens e enredos de romances publicados de autores nacionais. Logo, não é efetivamente um estudo patrocinado pelo Império das Letras, coisa que teríamos muito orgulho e satisfação em ter feito.

Sem mais delongas, vamos `as descobertas.

Quem é o autor brasileiro publicado?

É um homem! 70%-30%
É um homem branco! 90% (publicou-se mais negros durante a Ditadura Militar do que após a Redemocratização!)

Sobre o que escreve?
 Escreve predominantemente sobre homens heterossexuais, mas também sobre mulheres, contemporâneos (pós-1985) de classe média (60%) no contexto de uma grande cidade (86%).

Apesar de cruelmente restrita, a produção literária do Brasil é plural e rica de vozes diferentes e dissonantes do que vem sendo publicado. O Império das Letras se imbui de um papel de criador de relevância dessas vozes inauditas, contribuindo para a representação da diversidade e, no fim, para que o retrato do escritor brasileiro seja mais fiel a sua face real.

Para gráficos detalhados da pesquisa, acessem o Metropoles, aqui:
https://www.metropoles.com/entretenimento/literatura/pesquisa-da-unb-perfil-do-escritor-brasileiro-nao-muda-desde-1965/amp

E aqui para o texto publicado pela Dra. Regina Dalcastagnè: https://docs.wixstatic.com/ugd/d35737_86153db12c474ea6b059742881576ea5.pdf


Nenhum comentário: